ORGANIZAÇÃO


ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

            Em relação à organização do cotidiano de trabalho, junto às crianças e a pensar em uma instituição de atendimento às crianças de 3 a 5 anos, e garantir a elas um ambiente agradável e acolhedor, propício à aprendizagem, mediante um projeto educativo totalmente articulado com as exigências do mundo atual.
  A organização do cotidiano de trabalho, junto às crianças segue a rotina que na Educação Infantil pode ser organizada de diversas formas, desde que promova o desenvolvimento integral dos alunos na busca de novos conhecimentos.
O ambiente de aprendizagem é composto pela organização espacial, horários e rotinas, relações estabelecidas entre o educador-aluno e aluno-aluno, regras, tudo sendo gerenciado na parceria professor e alunos, além de promover um conjunto diversificado de atividades, numa perspectiva interdisciplinar.
               Currículo Na Educação Infantil
  A proposta curricular para Educação Infantil deve ser definida de forma integrada, não privilegiando um aspecto em detrimento de outro, deve contemplar o conhecimento da criança em desenvolvimento, reflexões em torno da concepção de homem, concepção de mundo, a realidade social, cultural e econômica.
   A elaboração do currículo para a educação infantil segue um principio de que não existe obrigatoriedade legal, o que não minimiza sua importância. O papel da instituição de ensino é inserir as crianças na cultura de seu grupo, é adequar a elaboração do currículo, como documento que oriente a ação dos professores da educação infantil para seguir o papel de integrador sócio cultural.
  O currículo compreende como toda ação educativa do Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel o conjunto de decisões e ações voltadas para a consecução dos objetivos educacionais.
           Atividades permanentes
      São atividades realizadas desde quando a criança chega a instituição e inicio do planejamento diário do professor, são oportunizados a acolhida dos alunos, recepção, em seguida é feita oração do dia, cantos e músicas variadas, leitura de história, calendário, cabeçalho com dados referentes à instituição, à cidade, à professora e contagens dos alunos. Com acompanhamento da professora ou monitora nas salas que possuem, a turma se dirige ao banheiro e ao bebedouro, de acordo com o critério planejado. Estas propostas fazem parte das atividades permanentes, promovendo o desenvolvimento de aprendizagem, pois nesta organização espacial, de horários e rotinas vivenciam relações entre educador/aluno, aluno/aluno, regras, além de promover um conjunto diversificado de atividades numa perspectiva interdisciplinar.
           Diante deste contexto a criança elabora amplas significações, se expressa através das mais variadas linguagens, mas também cabe ao educador observá-la, e assim conhecer melhor dentro de suas especificidades.
No seu aprendizado de mundo, no que se dá através de significar e compreender, a criança precisa aprender fazendo relações entre o que é natural o que é transformado e a cultura, entendendo o conhecimento como uma unidade e não como uma porção de aspectos isolados.
Esse ambiente deve considerar as crianças como protagonistas ativas e que se completam através do diálogo e interação com os outros, nele o adulto serve de apoio fonte de recursos para sua aprendizagem.
Pensar o espaço e o tempo da instituição de educação infantil significa refletir sobre a importância da rotina na vida das crianças, bem como a organização das salas de atividades e demais dependências da instituição.
Após as atividades permanentes são feitos os encaminhamentos das atividades sequenciadas planejadas em hora atividade e que contemplam as diferentes áreas do conhecimento em quadro de rotina semanal, Movimento, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Música, Matemática e Artes Visuais.
Atividades sequenciadas
São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização cujo critério principal são os níveis de intervenção do professor em relação ao processo de ensino aprendizagem.
O Centro Integrado de Educação Infantil proporciona um ambiente seguro e em constante transformação ajuda as crianças a fazerem descobertas sobre o espaço, os objetos, os colegas e sobre elas mesmas, contribuindo para a construção de conhecimentos imprescindíveis.
Todos os momentos das crianças sejam eles nos espaços abertos ou fechados, deverão permitir experiências múltiplas, que estimulem a criatividade, a experimentação, e a imaginação, que desenvolva as distintas linguagens expressivas e possibilitem a interação com outras pessoas.
     Depois da realização das atividades permanentes e sequenciadas são organizados os cantinhos educativos, que através de uma distribuição sistematizada atende as turmas nos diversos espaços( parques, grama, pula-pula, túnel, brinquedos, biblioteca e sala de vídeo).
            Cantinhos Educativos
Os cantinhos educativos são diferentes espaços montados na instituição escolar sendo: parque de ferro e de plástico, túnel de areia, brinquedo, pula-pula e sala de vídeo para melhor organização das turmas. Como o número de alunos é grande, foi feito esta a divisão para que todos possam participar dentro de um tempo estipulado com horário para cada infantil, sendo entregue o cronograma no inicio do ano letivo para cada professor.
Quanto ao espaço deverá viabilizar o momento das crianças nas salas de atividades, sendo estrategicamente planejado, de forma a considerar os desejos e as necessidades das crianças.
      Nossa proposta prevê a organização do tempo e do espaço de modo que o primeiro possibilite atividades criativas e enriquecedoras capazes de contribuir satisfatoriamente na construção do conhecimento na educação infantil que busca uma pedagogia da infância com currículo centrado no caráter lúdico da aprendizagem nesta faixa etária e qualificar as interações das crianças com os adultos, com elas próprias e com o mundo.
Isso ocorre através do resgate da imaginação, do brinquedo, dos desafios cotidianos e das diferentes formas de trabalho a partir de várias linguagens expressivas. Tal processo vai além das portas e janelas da escola, pois envolve diferentes concepções e relações que existem na comunidade, nas famílias, nas organizações sociais e culturais.
Entretanto para que esta aprendizagem seja significativa e faça sentido de fato, o planejamento deve ser usado como um caminho para orientar o trabalho pedagógico, ser flexível e permitir o replanejar constante da ação do educador, proporcionando o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo e motor respeitando suas limitações e potencialidades.
A satisfação, a alegria e a pureza das crianças em frequentar esta instituição nos mostram realmente a necessidade de um ambiente apropriado para seu pleno desenvolvimento seguindo o verdadeiro princípio da Educação Infantil: “Educar e Cuidar.”
O Cuidar
A educação deve proporcionar cuidados para o desenvolvimento cognitivo e psicossocial de todas as crianças, sem distinções, garantindo a elas todos os direitos de cidadãos. No cotidiano escolar são incluídas as atividades de cuidados tais como: alimentar, lavar, proteger, consolar dentre tantas outras que integram a ação do educar atendendo às necessidades da criança no seu processo de crescimento e desenvolvimento.
O Educar
O CIEI Anjo Gabriel considera de suma importância que na educação infantil incorporem de maneira integrada a ação de educar que considera a criança nos contextos sociais, ambientais, culturais e, mais concretamente, nas interações e práticas sociais que lhes fornecem elementos relacionados às mais diversas linguagens e ao contato com os mais variados conhecimentos para a construção da autonomia. É por meio da possibilidade de formular suas próprias questões, buscar respostas, imaginar soluções, formular explicações, expressar suas opiniões, interpretações e concepções de mundo, confrontar seu modo de pensar com os de outras crianças e adulto, e de relacionar seus conhecimentos e ideias a contextos mais amplos construindo assim, conhecimentos elaborados.
Nesse processo poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.
Hora Atividade
A hora atividade é um momento de fundamental importância para a unidade escolar, pois se trata de estudo sobre os conteúdos a serem aplicados na semana sendo previstos os objetivos, encaminhamentos, recursos didáticos e avaliação (registro reflexivo da ação pedagógica).
As horas atividades são períodos para planejamento e confecção de materiais, para que as aulas sejam apresentadas com materiais diversificados sendo uma forma atrativa que favoreça a aprendizagem. É estudando, revendo as práticas e traçando metas para que a práxis educativa mantenha bom resultado, garantindo a qualidade do ensino. O educador deve propiciar a exploração da curiosidade infantil, incentivando o desenvolvimento da criatividade, das diferentes formas de linguagem, do senso crítico e da autonomia.
As organizações das horas atividades são feitas nos horários opostos ao que o professor leciona as aulas, sendo separadas de acordo com cada infantil; subdivididos em horários e turnos diferentes para o planejamento semanal de acordo com a Proposta Curricular do Município, atendendo as particularidades de cada turma conforme o plano de ensino elaborado por cada professor e contemplando as diferentes EIXOS:
Eixo 01- Formação Pessoal e Social;
Identidade e Autonomia;
Inserção;
Acolhimento;
Adaptação.
Eixos 02- Promoção à Saúde:
Controle Esfincteriano;
Sono/ Descanso;
Hábitos Alimentares;
Práticas de Higiene-(Banho, Higiene Bucal).
Eixo 03- Conhecimento de Mundo.
Movimento;
Música;
Artes Visuais;
Linguagem Oral e Escrita;
Natureza e Sociedade;
Matemática.
Sendo assim as horas de planejamento das aulas são nas terças-feiras, quartas-feiras quintas-feiras, onde ocorrem os planejamentos de aula semanalmente, confecções de materiais, bem como avaliações dos alunos, realização de projetos e diálogos com os pais. Há o grupo matutino e vespertino, de acordo com o turno de carga horária lotada. Para completar a carga horária de 30 horas semanais são realizadas hora atividades nas quartas-feiras das 17h00min as 19h00min e nas sextas-feiras 13h00min as 15h00min, cada professor vem no horário escolhido no inicio do ano, respeitando o mesmo. Nestes momentos são realizados com o corpo docente estudos, palestras com convidados, suportes teóricos de diversos autores, troca de experiências com atividades diversificadas e estudo da documentação escolar.

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