terça-feira, 22 de maio de 2012

A Educação Infantil e sua Singularidade

Analisando a história da educação infantil, percebe-se o quanto as concepções desta vêm se transformando, essas mudanças são visíveis, pois a preocupação com o cuidar, algumas décadas atrás, eram mais valorizadas, e hoje, as preocupações estão direcionadas não somente com o cuidar, mas também com o educar, ou seja, cuidar e educar são fundamentais na educação de crianças e jamais se isolam.  Perante isso a educação infantil vem sendo reconhecida, a demanda de pais que procuram instituição de ensino para a educação de 0 a 5 anos
está crescendo cada vez mais, pois esses precisam trabalhar fora para o sustento de suas famílias e procuram lugares em que confiem para deixarem seus filhos e/ou pela própria preocupação do aprendizado e desenvolvimento dos mesmos.
Considerando esses pontos citados acima as instituições de educação infantil estão se adequando a política estabelecida pelo Ministério de Educação, melhorando cada vez mais seus currículos respeitando a organização do tempo e do espaço, o direcionamento de planejamentos junto às crianças, a utilização de materiais pedagógicos, definição os conteúdos, metodologia e avaliação a ser aplicada, no processo ensino aprendizagem, além de investir em uma boa equipe de trabalho com profissionais formados, formações continuadas, projetos criativos, que atendem a culturas, família, meio ambiente e acatando arquitetonicamente, as leis para atender esta faixa etária.
Atuar como professor na educação infantil além de ser um desafio é gratificante, essa faixa etária, apresenta condições de desenvolver um trabalho criativo, lúdico que explora diversos materiais e ambientes. É a fase em que se inicia o processo educacional, por isso pode-se trabalhar instigando os conhecimentos, os valores socioculturais e estimulando a autonomia, criando dessa forma condições para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento pessoal.
Por tanto, pensar hoje em educar crianças, vai além de simplesmente ter as mesmas no cotidiano escolar, os desafios diários que essas lançam em busca de entendimento, proporciona aos educadores a gratificação de buscar melhoras para suas aulas, para sua profissão e acaba por aprender por elas e junto à elas. A educação infantil é apaixonante, pois a necessidade da criança quando saciada vem retribuída, e essa retribuição faz do educador aquela pessoa especial, que ensina, educa, brinca, ama e acredita incondicionalmente no melhor da sociedade.

Jóice Martineli Munhak 

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